EDGAR WALTER




EDGAR WALTER - Auto retrato
Óleo sobre tela

Um importante capítulo da história da pintura de paisagens no Brasil passa, seguramente, por Edgar Walter. E outro capítulo, tão importante quanto o anterior, é a influência da pintura de Edgar Walter sobre os pintores paisagistas brasileiros, principalmente os mineiros.

EDGAR WALTER - Paisagem próxima a Petrópolis
Óleo sobre tela

Edgar Walter nasceu em Nova Lima, Minas Gerais, aos 20 de novembro de 1917 e faleceu em Teresópolis, no Rio de Janeiro, aos 14 de maio de 1994. Infelizmente não tive o prazer de conhece-lo, mas o eco de sua obra se fará constante por muitos e muitos anos. .

EDGAR WALTER - Paisagem com rio
Óleo sobre tela


EDGAR WALTER - Beira de rio
Óleo sobre tela

Certos trabalhos são tão envolventes, que, mesmo de forma indireta deixam uma influência muito grande por onde passam. É essa influência que a cada dia arrebanha mais e mais amantes da arte, por obras como as de Edgar Walter.

EDGAR WALTER - Serra de Petrópolis
Óleo sobre tela

H. Pereira da Silva faz um importante comentário sobre a obra de Edgar Walter: “O que sobressai neste moço, que se utiliza de formas ‘antigas’ para nos transmitir sentimentos novos, é o esmero da técnica. Edgar Walter é, por excelência, um pintor de detalhes, de pequeninos nadas que muitas vezes - por que não reconhecê-lo ? - fazem de um quadro pequeno uma grande tela. Ele se compraz em reproduzir pormenores da natureza.


EDGAR WALTER - Paisagem ensolarada em Itaipava
Óleo sobre tela

Um fato curioso da história desse grande pintor é que aos 18 anos chegou a fazer dança clássica, até a fazer parte do corpo de baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, desistindo da carreira pela pintura. Feliz decisão! Com os primeiros ensinamentos feitos por Oswaldo Teixeira, ainda cedo, Edgar Walter já era dono de uma técnica bem particular, que tanto o identificou em toda a sua obra.

EDGAR WALTER - Corredeira
Óleo sobre tela

Hoje, é unânime a afirmativa de que Edgar Walter talvez seja um dos mais importantes e influentes pintores de paisagens no Brasil. O seu estilo é inconfundível, a tal ponto de suas telas serem reconhecidas a um simples golpe de vista, tamanha é a identidade única de suas pinceladas, seu inigualável colorido e seus notáveis efeitos de luz sobre as cenas que tão bem retrata.

EDGAR WALTER - Ribeirão e cascatas
Óleo sobre tela

“Poucos são os artistas que conseguem interpretar os motivos fornecidos pela natureza, as árvores e os rios com seus remansos, como esse pintor tão apreciado pelos colecionadores de obras de arte e apreciadores da pintura em geral”. Essa importante observação foi feita por João Medeiros.

EDGAR WALTER - Estrada com eucaliptos
Óleo sobre tela

Edgar Walter também foi um pintor de retratos, naturezas-mortas e cenas urbanas, mas é com certeza, pela paisagem, a sua maior herança que felizmente herdamos.

EDGAR WALTER - Beira de rio com sapucaias floridas
Óleo sobre tela

EDGAR WALTER - Igreja de São Francisco de Assis
Óleo sobre tela

Em 1953, recebeu merecidamente o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro, além de contar com muitos outros pela sua carreira. Também foi professor do Instituto de Belas-Artes da Guanabara.

EDGAR WALTER - Canto de estrada da Tijuca, RJ
Óleo sobre tela

Todos os artistas que conviveram com ele, também o citam como uma pessoa simpática e humana, que além do dom de transmitir aos outros seus sábios ensinamentos, era dono de uma inconfundível modéstia pessoal.

EDGAR WALTER - Paisagem com corredeira em Petrópolis
Óleo sobre tela

Na pintura brasileira, muitos foram os artistas influenciados pela sua obra. Alguns tiveram o privilégio de te-lo diretamente como mestre, outros, são influenciados pela grandiosidade de sua obra. Citarei alguns, certamente não incluirei muitos outros que ainda hoje iniciam seus trabalhos, orientados pela obra de Edgar Walter: João Bosco Campos, Rubens Vargas, Helvécio Morais, Cláudio Vinícius, Wilson Vicente, Mauro Ferreira, Alberto Braga, Jesus Ramos, Túlio Dias, Luiz Pinto, Alexandre Reider, Hilton Costa, Jupira, Milton Passos, José Ricardo, Sebastião Eduardo, Anderson Conde, Gariglio, Benedito Luizi, Alex Luizi, Clóvis Péscio, Florêncio, Alex Carminatti... Também tenho muita honra de te-lo como referência.

EDGAR WALTER - Luz da manhã
Óleo sobre tela

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HELVÉCIO MORAIS

JOSÉ ROSÁRIO PINTOR REALISTA