HELVÉCIO MORAIS



Helvécio Morais :POR DENTRO DE UMA OBRA

(matéria de José Rosário)

HELVÉCIO MORAIS - Caminho - Óleo sobre tela - 55 x 85 - 2012

Devo admitir que tenho uma admiração muito grande por todos os artistas ligados à Escola de Edgar Walter, principalmente os mineiros, com os quais convivo. Talvez seja mesmo por causa da cumplicidade com a temática, que estão no meu dia a dia com uma intensidade inevitável. Gosto do colorido, da fatura, da riqueza da paleta, do tema em si...
Helvécio Morais possui todas as características que citei acima e sempre se mostrou bem fiel à essa mineiridade que é nata a todos que pintam por aqui.
Essa cena, detalhada nessa matéria, é uma espécie de arquétipo da paisagem mineira. Tem todos os elementos diretamente ligados a tudo que foi defendido nos ensinamentos do Edgar Walter. É uma imagem de muitas possíveis curvas de qualquer estrada  mineira com as quais ainda podemos nos aventurar pelo interior do estado. A pintura é de um frescor único e realizada com uma maestria digna de poucos paisagistas.






- Paisagem com rio
Óleo sobre tela - 55 x 85 - 2005

- Cavaleiro
Óleo sobre tela

  Paisagem
Óleo sobre tela

  Hora da ordenha
Óleo sobre tela

- Terreiro de fazenda
Óleo sobre tela

- Corredeira
Óleo sobre tela

Natural de Medeiros veio morar em Belo Horizonte no ano de 1974, onde ainda reside. Os primeiros ensinamentos na arte vieram com o auxílio de Raimundo Costa, mas se aperfeiçoou na técnica e na temática com o artista Alberto Braga, quando então se ingressou no mundo da arte no ano de 1988.

  Luz da manhã
Óleo sobre tela

Preparando a montaria
Óleo sobre tela

  Matando a sede
Óleo sobre tela


  Músicos
Óleo sobre tela - 50 x 70

 Paisagem bucólica
Óleo sobre tela

Estrada com carroceiro
Óleo sobre tela

O trabalho de Helvécio Morais está praticamente voltado para a temática mineira, com especial atenção para as paisagens e cenas rurais. Desfilam quase sempre pelos seus trabalhos, rios mansos e pedregosos, estradas poeirentas, quase sempre encharcadas de muita luz e penumbra. Cavalos, bois e trabalhadores na rotina de seus afazeres estão também por lá, atestando a mineirice de seu sangue. Como professor, já influenciou muitas gerações e incentivou muitos novos artistas em suas escolhas.

- Ouro Preto
Óleo sobre tela

- Na estrada
Óleo sobre tela

  Estrada com animais
Óleo sobre tela

--------------------------------------------------



Helvécio Morais pintando no ateliê de Cláudio Vinícius

FALE COM O ARTISTA:
(31) 3487-5360

Comentários

  1. Belíssimo os detalhas de cada pintura. As temáticas brasileiras são muito bem retratadas, com todo o sentimento nas cores Excelente trabalho!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

JOSÉ ROSÁRIO PINTOR REALISTA