terça-feira, 20 de novembro de 2012

LUIZ PINTO

GRANDE PINTOR  REALISTA



É bem provável que a maior parte dos paisagistas mineiros tenha sido influenciada direta ou indiretamente por Edgar Walter, e este, por sua vez, tenha tido uma grande influência de Batista da Costa, citado em matéria anteriormente. Muito mais do que precursores de um tema que não se realizava com muita freqüência por aqui, esses mestres souberam analisar e interpretar as cores da paisagem brasileira, e tirar dela uma identidade peculiar, percebida em suas obras e nas obras de todos aqueles que os seguiram. E isso se constata na primeira observada.

Criança bebendo água
Óleo sobre tela, 50 x 62, 1983

Cena de roça
Óleo sobre tela, 90 x 130, 1983

Natureza morta
Óleo sobre tela, 52 x 70, 1983

Não é todo mundo que tem a honra de ter como mestres Edgar Walter e Guinard, provavelmente os maiores ícones da Pintura Mineira. Luiz Pinto teve essa honra, e soube muito bem tirar proveito dela. Mas, a influência dos mestres, inevitável no início de carreira, foi cedendo espaço, na obra de Luiz Pinto, para uma maneira bem própria de interpretar e executar seu trabalho.

Cavalos no cocho
Óleo sobre tela, 70 x 100, 2004

Paisagem com ipê florido
Óleo sobre tela

Paisagem rural
Óleo sobre tela, 50 x 100, 2004

Inicialmente sua paleta possuía tons clássicos e as pinceladas executadas numa linha mais acadêmica, como fica comprovado em algumas imagens aqui representadas. Essas características foram se transformando solidamente numa representação mais contemporânea, com atenção voltada ao uso da luz como guia, e pinceladas mais esquemáticas e incisivas. Há um corte diferente no jeito de fazer o trabalho, preocupando-se muito mais com a mistura ótica das cores, do que necessariamente com suas misturas na paleta, o que confere ao artista uma fatura única e exclusiva. Certamente, a prática da pintura ao ar livre tenha direcionado para esse caminho.

Paisagem
Óleo sobre tela, 70 x 100

Encosta com cavalos
Óleo sobre tela

Tropeiro, fim de tarde
Óleo sobre tela

Luiz Pinto nasceu em Sete Lagoas, no ano de 1939. Entre as décadas de 60 e 80, realiza trabalhos como desenhista arquitetônico, desenhista publicitário, ilustrador e diretor de arte em diversas agências publicitárias de Belo Horizonte. É à partir da década de 80, quando começa a freqüentar o ateliê de Edgar Walter, em Petrópolis, que define a sua temática principal voltada para paisagens.

Paisagem
Óleo sobre tela

Manhã de sol
Óleo sobre tela

Fazenda Santa Maria
Óleo sobre tela, 70 x 100, 2006

No suceder dos anos seguintes, uma série de exposições individuais e coletivas, como vários salões, se tornaram rotina em sua vida. Muitos prêmios e honrarias foram concedidos a ele com o maior mérito. Uma viagem a Europa na década de 90, fez aprofundar o estudo de grandes mestres do passado em vários museus e galerias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...