Olhar Rural de Douglas Okada




DOUGLAS OKADA - Eucalipto - Óleo sobre tela - 70 x 50
 
 
 "A primeira impressão que o observador tem da pintura de Douglas Okada é a visão de grandes espaços que parecem nos deslocar no local onde o pintor fixou a imagem. Os céus amplos e as cores que se perdem ao longe refletem o amor do pintor pela natureza e sua visão feliz pela vida.Paralelamente o artista tempera essa sua alegria de viver com uma pesquisa rigorosa com a aplicação formal de técnicas muitas vezes rígidas, transformadas em vitais pelo amor e pela poesia que as anima. Busca da forma verdadeira e sentimento criativo se fundem para nos dar uma obra autônoma pessoal e auto-suficiente, em outras palavras, uma arte verdadeira e sentida. 
O gesto pela interpretação autêntica da natureza onde o traço decisivo e a policromia conferem a obra um significado poético imediatamente perceptível, constituem qualidades inerentes à obra de Douglas Okada. A arte desse jovem pintor nasce de uma pesquisa cultural e de estilo sob uma época passada através de uma análise crítica e contemporânea de tradição. O que surge não é pois, um híbrido compromisso sem autonomia e personalidade, mas uma revalutação da arte. 
Em sua obra a cor transmite a força expressiva de um estado de espírito, mas não permanece tão somente cor, se torna visão, vulto, natureza e escolha comovida".
 
Emanuel von Lauenstein Massarani.
DOUGLAS OKADA - Corredeira de Itirapina - Óleo sobre tela - 30 x 40

DOUGLAS OKADA - Uma nova família
DOUGLAS OKADA - No sítio, pela manhã - Óleo sobre tela - 40 x 50
Fragmento da obra "Uma pequena ajuda no sítio"50x60cm óleo sobre tela.
 
DOUGLAS OKADA - Pequena ajuda no sítio
Óleo sobre tela - 50 x 60
Abraçando exclusivamente a temática rural para essa exposição, Douglas Okada passeia por temas bucólicos, que incluem paisagens, figuras humanas e naturezas mortas bem despojadas e bem próximas da realidade campesina.

DOUGLAS OKADA - Bebedouro no Córrego Rico - Óleo sobre tela - 50 x 70
DOUGLAS OKADA - Durante a refeição
Óleo sobre tela - 30 x 40
DOUGLAS OKADA - Carro de boi - Óleo sobre tela - 60 x 80

Toda as obras foram baseadas em estudos realizados em Araraquara e Jaboticabal, no estado de São Paulo. Algumas inclusive, pintadas no próprio local. A pintura ao vivo tem se tornado uma prática mais constante na vida desse artista, que se adapta muito bem as realidades contemporâneas. Cada vez mais o artista vai direto à sua fonte inspiradora, e essa é uma realidade que vem conquistando o mundo. Vale salientar que todas as obras foram realizadas nos últimos 3 meses.

DOUGLAS OKADA - Carriola com flores
Óleo sobre tela - 70 x 50

DOUGLAS OKADA - Fazendo o jardim
Óleo sobre tela - 70 x 50
Não é a primeira vez que Douglas faz uma individual na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. A Essência da Natureza foi a primeira mostra, realizada no ano de 2008. Ambas possuem como curador Emanuel Von Lauenstein Massarani, renomado crítico de arte, escritor e Diretor Geral do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, além de Presidente do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico de São Paulo.

DOUGLAS OKADA - Breve descanso (detalhe)
Óleo sobre tela - 60 x 80


 
 
Fragmento da obra "Cozinhando no quintal"60x80cm 2013
"Durante a refeição"30x40cm óleo sobre tela 2013

02 a 18 de MAIO de 2013

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Avenida Pedro Álvares Cabral ,201,Ibirapuera ,São Paulo
Segunda a Sexta  8h às 20h
Entrada Gratuita.
 




PARA ADQUIRIR OS TRABALHOS, ENTRE EM CONTATO COM O PRÓPRIO ARTISTA PELO E-MAIL:
atelierdouglasokada@gmail.com 
OU PELO TELEFONE 
(16) 9138-0742.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HELVÉCIO MORAIS

JOSÉ ROSÁRIO PINTOR REALISTA